- 03:13
A Amazon revelou, nesta terça-feira (23), dados inéditos sobre o uso da Alexa no Brasil em 2023. A assistente virtual foi utilizada 2 bilhões de vezes para configurar alarmes, lembretes e timers e executou mais de 1 bilhão de rotinas — função que permite configurar ações a partir de comandos ou gatilhos específicos. Ligar e desligar lâmpadas inteligentes ou smart TVs foram as ações mais solicitadas em termos de casas conectadas, mas o uso da Alexa como hub de smart homes parece estar em crescimento. De 2022 para 2023, a empresa registrou um crescimento de 50% no uso da Alexa para controlar dispositivos inteligentes — em 2023, foram 2 bilhões de usos para esse fim.
Ao todo, os clientes brasileiros têm mais de 17 milhões de dispositivos smart conectados aos seus dispositivos Echo. No mercado, estão disponíveis mais de 800 produtos compatíveis com o sistema, de marcas como Elgin, LG, Samsung, Philips Hue e mais. Em evento com jornalistas e influenciadores no Rio de Janeiro, a empresa fez uma demonstração dos usos da Alexa no dia a dia de casas conectadas e revelou o levantamento com curiosidades e informações sobre os consumidores brasileiros. Confira a seguir.
📝 Quais são os melhores chatbots com IA? Comente no Fórum do TechTudo
Além de auxiliar na produtividade e no controle de casas conectadas, a Alexa também é muito utilizada para reproduzir áudio. Em 2023, os brasileiros escutaram 2 bilhões de horas de conteúdo sonoro, que inclui músicas, podcasts, audiolivros e rádios. As compras também formam atividade relevante nos hábitos do cliente brasileiro. Foram 300 milhões de interações para pesquisar por produtos ou mesmo finalizar um pedido — a Alexa pode ser autorizada a realizar compras por reconhecimento de voz do usuário ou a partir de uma senha.
Os dispositivos Echo ainda foram uma companhia informativa e uma forma de entretenimento ao consumidor brasileiro. O comando “Alexa, bom dia”, que fornece informações e lembretes, foi acionado mais de 65 milhões de vezes no ano passado, enquanto a frase “Alexa, me conta uma piada”, foi dita mais de 46 milhões de vezes. A assistente ainda recebeu 12 milhões de elogios, como “Alexa, eu te amo”.
O levantamento também revela alguns dos principais interesses do brasileiro. As personalidades mais buscadas na Alexa foram Silvio Santos, Xuxa, Roberto Carlos, Pelé e Luccas Neto. Já as buscas por voz registradas pelo Fire TV Stick, media center da Amazon, apontam a animação, a comédia e a ação como os gêneros preferidos dos usuários.
O evento realizado no Rio de Janeiro foi o primeiro de uma série de demonstrações que a empresa pretende fazer. O objetivo é apresentar aos consumidores as diversas possibilidades de usos e automações que a Alexa pode proporcionar em casas conectadas. Lançados no país em 2019, os dispositivos Echo hoje contam com mais de cinco modelos diferentes, entre opções com tela e smart speakers.
De acordo com o Líder de Dispositivos Amazon da Linha Echo no Brasil, Daniel Almeida, os aparelhos com Alexa alavancaram a popularização do seguimento de casas conectadas no país. Hoje, a marca procura incentivar ainda mais o uso da Alexa em ambientes inteligentes e quer demonstrar todas as possibilidades de seu produto. A empresa ainda busca destacar sua proximidade e conhecimento do público brasileiro.
Em demonstração, foram recriados quatro ambientes de uma casa — quarto, sala, cozinha e área de lazer externa. Dispositivos Echo Studio e Echo Show foram usados para controlar fechaduras smart, cafeteiras conectadas por tomadas smart, televisões e mais. Ainda foram exploradas funções de entretenimento especiais do Brasil, como a imitação de sotaques de diferentes regiões e o comando “e nessa loucura”, que faz a Alexa cantar a música “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó.