- 13:20
Um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Maastricht, na Holanda, indica que a combinação de colágeno e whey protein é uma ótima estratégia para ganhar massa magra.
Publicada em 10/4 no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, o estudo mostrou que o colágeno potencializa a ação reparadora do whey protein.
A pesquisa dividiu 14 homens que são fisicamente ativos em quatro grupos. Um deles tomou apenas whey e os outros usaram distintas doses de colágeno combinadas à proteína do leite: 5g, 10g e 15g. Eles foram orientados a malhar por uma semana e tiveram sua recuperação muscular acompanhada em exames de sangue seis horas após o exercício.
Curiosamente, o grupo que ingeriu uma pequena dose de colágeno foi o que teve melhores resultados na construção de massa magra. Com a suplementação de 5g de colágeno, as concentrações de aminoácidos benéficos para a recuperação muscular se mantiveram em níveis adequados até seis horas depois do exercício.
O grupo que tomou apenas whey protein teve uma queda acentuada de aminoácidos e os que ingeriram as doses mais altas apresentaram uma concentração desnecessária. Basicamente, desperdiçaram o suplemento.
Após o experimento, os investigadores sugerem o uso de 25g de whey protein com 5g de colágeno logo após a rotina de exercícios físicos.